Assembleia Legislativa Politica

“A UTI do interior do Amazonas é a proteção de Deus”, critica Tony Medeiros

O deputado estadual Tony Medeiros (PSD) cobrou urgência na instalação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no interior do Amazonas. Para ele, “é um absurdo que a população concentrada na capital tenha mais de 800 UTIs e o interior do Estado não tenha nenhuma”.

“Tá errado que Manaus tenha essa quantidade de UTIs? Não. Poderia até ter mais. O que não pode é não ter nenhuma no interior do Estado” afirmou. Para ele, esse é um problema que precisa ser resolvido, havendo ou não pandemia.

“O povo do interior está à mercê da própria sorte quando se trata de alta complexidade. Isso obriga o cidadão a vir para Manaus sem lugar para ficar, sem um centavo no bolso, para passar privações na capital. O Amazonas tem uma população de 4,2 milhões de pessoas, sendo que 1,9 milhões estão no interior do Estado onde não tem uma UTI sequer. A UTI do interior do Amazonas é a proteção de Deus”, afirmou o Parlamentar lembrando que o número de casos confirmados em Manaus até a última quarta-feira (24) foi de 157.228 (45,98%) e nos municípios do interior foi de 184.740 (54%).

Dados

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Manaus possui 814 UTIs na rede pública e privada, sendo 502 para tratamento de pacientes com COVID-19.  No interior do Amazonas ainda não existem UTIs, apenas Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

No boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) consta que há  321 pacientes internados com Covid-19 no interior do Amazonas, sendo 31 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 290 em leitos clínicos.