Assembleia Legislativa do Amazonas do Amazonas

Nazira Daou informatiza gestão hospitalar com valor de emenda impositiva

Uma emenda de R$ 184.653,12, de autoria do deputado estadual Delegado Péricles (PSL), garantiu à maternidade Nazira Doau a informatização dos setores da unidade, com a aquisição de 24 computadores e 22 pen drives. O quadro pessoal da maternidade trabalha há 18 anos com fichas manuais de atendimento, com apenas dois computadores emprestados pelo Hospital Chapout Prevost. Uma ambulância de UTI também será adquirida com o valor destinado.

“Eu sempre defendi a utilização da tecnologia com aliada da gestão pública e é inacreditável que uma unidade de saúde há quase duas décadas trabalhe sem computadores, sem rede interligada, preenchendo fichas de forma manual. Ontem estive na maternidade e pude ver o quanto a compra desses equipamentos vai aprimorar, não só a estrutura de trabalho desses profissionais, mas principalmente proporcionar qualidade no atendimento à população”, concluiu.

A maternidade conquistou direito ao valor de emenda de autoria do deputado Delegado Péricles (PSL) em edital promovido em 2019. Péricles pontuou, ainda, a precariedade da saúde decorrentes da má gestão do dinheiro público no estado. “Nesses dois anos como parlamentar, recebendo propostas de diferentes segmentos, tenho visto o quanto não só a saúde do nosso estado, mas todos estão desguarnecidos, sem devidos investimentos em questões primárias em uma gestão pública responsável e eficaz”, continuou.

Com a aquisição dos computadores, será possível implantar o sistema Hygia junto à Prodam, além de informatização de outros setores administrativos.  “É um novo momento para a nossa maternidade, saindo do processo manual pra informatizar o sistema de atendimento. Sem dúvida, a população ganha com tudo isso”, concluiu a diretora da unidade, Adriana Duarte de Sousa.