Politica

David Reis é eleito presidente da Câmara Municipal de Manaus para o biênio 2021-2022

O vereador David Reis (Avante) foi eleito, por unanimidade, como o novo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na tarde desta sexta-feira (1º). Ele assumiu o lugar de Joelson Silva (Patriota), na votação realizada logo após a sessão solene que marcou a posse do prefeito David Almeida (Avante), do vice, Marcos Rotta (DEM), e dos 41 vereadores que venceram nas últimas eleições municipais.

Com inscrição de apenas uma chapa, David Reis foi aclamado pelos demais colegas e presidirá a CMM durante os anos 2021 e 2022, dentro da 18ª Legislatura.

Além de David Reis, a mesa diretora ficou composta dos vereadores Wallace Oliveira (Pros), como primeiro vice-presidente; Diego Afonso (PSL), segundo vice-presidente; Caio André (PSC), terceiro vice-presidente; Glória Carrate (PL), secretária geral; Elissandro Bessa (Solidariedade), primeiro secretário;  Eduardo Alfaia (PMN), segundo secretário; Joao Carlos (Republicanos), terceiro secretário; Jaildo Oliveira (PCdoB), corregedor geral; e Amom (Pode), como ouvidor geral.

Logo após ser empossado, David Reis falou das expectativas dele em presidir pela primeira vez a Câmara de Manaus e os desafios que terá pela frente, principalmente no que se refere à pandemia do novo coronavirus.

“O novo pico da doença está presente e é uma questão crítica, ruim. Espero que, agora, possamos adotar as medias de isolamento de forma correta, para que esse índice diminua. As vacinas começam a se tornar realidade importante, e esperamos que possam verdadeiramente imunizar as pessoas e atingir essa totalidade de imunização o quanto antes”, disse.

O presidente informou que tem acompanhado o prefeito David Almeida nas tratativas relacionadas à aquisição da vacina, e que vai continuar focado para que a mesma possa  ser colocada logo em disponibilidade pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para imunização do maior número de pessoas em Manaus, neste início do ano.

“Estaremos muito próximos acompanhando e auxiliando em tudo que pudermos. Tão logo essas vacinas cheguem, a Semsa deverá estabelecer um calendário, uma logística  para isso, e nós estaremos acompanhando tudo. É importante que alcancemos essa cura, essa blindagem contra a Covid, e que estejamos Unidos –

o legislativo, executivo e os cidadãos – para que possamos vencer isso o quanto antes”, enfatizou.

Pluralidade

Questionado se a pluralidade será uma marca da nova gestão, David Reis disse não saber se será uma marca, mas garantiu que dará a todos os demais vereadores, as máximas condições para que possam desempenhar o trabalho pela melhoria dos serviços à população de Manaus.

“A cidade de Manaus é uma cidade-estado que cresceu muito e, com esse crescimento, aumentaram também os problemas, as demandas e as cobranças em cima dos vereadores. E tudo que pudermos reunir para que possamos dar as respostas que o cidadão necessita, a nossa gestão fará. Precisamos  responder e corresponder com o anseio dos votos que foram credenciados aos 41 vereadores”, observou.

Parcerias

Sobre as parcerias que pretende manter ou fazer com outras instituições, David Reis disse que ainda precisa se interar do assunto, para poder dar um passo de cada vez, nessa nova fase da CMM.

“Não tenho conhecimento dessas questões administrativas, mas a partir de amanhã (2) estaremos aqui de plantão para que possamos, o quanto antes, tomar pé de toda a situação e, claro que, tudo que for bom para o legislativo e para a cidade de Manaus, nós haveremos de manter, ou de ir em busca dessas parcerias, para tornar a Câmara ainda mais dinâmica e, acima de tudo, corresponder e responder aos anseios da nossa cidade”, finalizou o presidente.

Retorno

As atividades parlamentares na CMM retornam no dia 8 de fevereiro, com a leitura da Mensagem do Executivo. Após isso, serão formadas as comissões técnicas que irão ajudar o desenvolvimento do trabalho da administração David Reis e da própria Câmara Municipal, como um todo.

Nova Mesa Diretora da CMM para o biênio 2021-2022, da 18ª Legislatura:

Presidente

David Reis (Avante)

Primeiro vice-presidente

Wallace Oliveira (Pros)

Segundo vice-presidente

Diego Afonso (PSL)

Terceiro vice-presidente

Caio André (PSC)

Secretária geral

Glória Carrate (PL)

Primeiro secretário

Elissandro Bessa (Solidariedade)

Segundo secretário

Eduardo Alfaia (PMN)

Terceiro secretário

Joao Carlos (Republicanos)

Corregedor geral

Jaildo Oliveira (PCdoB)

Ouvidor geral

Amom (Pode)