Politica

PLs que garantem mais saúde e transparência para população são aprovados na Aleam

Na Sessão Plenária , três Projetos de Lei voltados para a área de saúde no Amazonas, apresentados pela deputada Joana Darc (PL) foram aprovados e devem seguir para sanção governamental.

A aprovação destes projetos representa um grande avanço na qualidade de vida dos cidadãos amazonenses, principalmente para aqueles que dependem do sistema público de saúde.

Um dos projetos aprovados estava há mais de um ano aguardando encaminhamento para votação e dispõe sobre a criação de um banco de dados local sobre a doação cruzada de órgãos entre pessoas vivas, o que promove mais transparência entre os doadores e candidatos e contribui com o Sistema Nacional de Transplantes.

“O que nós queremos com esse projeto é incentivar as pessoas para que possam se cadastrar como doadores, dando mais transparência e acessibilidade para o registro nacional”, afirmou a parlamentar.

Outra propositura de Joana que também segue para o Governo é o PL 212/2020 que dispões sobre a criação de um plano de emergência para a entrega regular de remédios para doentes crônicos durante a pandemia causada pelo Covid-19.

O PL visa excluir a necessidade de deslocamento do paciente até uma unidade de saúde, levando em consideração que os doentes renais fazem parte do grupo de risco para o novo Coronavírus.

Outro projeto de Joana foi o PL 462/2019, que assegura aos idosos e deficientes o direito de escolher em qual unidade de saúde deseja receber atendimento, desde que atenda os critérios estabelecidos.

A deputada Joana Darc que é conhecida por seu trabalho em prol dos animais, também vem se destacando no parlamento estadual na defesa dos direitos da mulher, da saúde e das pessoas com deficiência.