Politica

Vereadora Professora Jacqueline ressalta importância da campanha Dezembro Vermelho

A vereadora Professora Jacqueline dedicou seu tempo de pronunciamento durante o grande expediente, na sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para falar sobre a Lei 2.308/18, que insere a campanha Dezembro Vermelho no calendário Oficial de eventos de Manaus. A campanha chama a atenção para a importância da prevenção e combate ao HIV/Aids e das campanhas de conscientização e alerta sobre os riscos da transmissão, principalmente no período de isolamento social.

Jacqueline destacou a importância da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/AIDS e Tuberculose, que trabalha para garantir tratamento e recursos que melhoram a qualidade de vida desses pacientes.

Para Jacqueline os cuidados com a saúde incluem o hábito de fazer testes que detectam a presença do vírus no corpo. “De janeiro a julho desse ano foram notificados 605 novos casos de HIV em adultos no Amazonas. O sexo masculino é o mais acometido pelo HIV, na faixa etária de 20 a 29 anos. Em 2019, foram 1.576 novos casos da doença no Estado, esse número não reflete a realidade, há muitos casos subnotificados, a gente sabe que esse dado é ainda maior, que há muitas pessoas infectadas que ainda não foram diagnosticadas”, acrescentou.

Pela Lei que institui o Dezembro Vermelho os principais prédios públicos municipais devem ser iluminados de vermelho durante todo o mês. O período é também para a realização de atividades e mobilizações direcionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS e de outras DST’s, com foco na conscientização, prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/AIDS.