Politica

Carlinhos Bessa solicita ajuda da FAB para levar cilindros de oxigênio para o interior

O deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) usou a Sessão Plenária virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na manhã dessa quinta-feira (30), para solicitar apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) na logística de entrega dos cilindros de oxigênio com carga, fornecidos pelo Governo do Estado, para os municípios-polo do interior do Amazonas.

O parlamentar defendeu que é preciso dar celeridade na entrega dos cilindros, tendo em vista que as unidades de saúde não possuem usina de oxigênio e se valem desses para atender a população. “Estou muito preocupado com a situação da disponibilidade de oxigênio no interior do Estado. A grande maioria dos municípios não tem estrutura adequada para manter, por muito tempo, pacientes com a quantidade de cilindros disponibilizados nas unidades de saúde. O que mais me preocupa é que o transporte desse cilindro acontece por meio de embarcações ou balsas, levando um tempo muito grande para o reabastecimento”, enfatizou.

Bessa protocolou ainda um Requerimento, em forma de indicação ao Governo do Estado, para que alinhe a distribuição dos cilindros junto a FAB. “Diante dessa necessidade, protocolei na manhã de hoje dois requerimentos, um para o Governo do Estado como indicação, e outro para a FAB, para que possa disponibilizar aviações para que façam o envio dos cilindros para garantir o restabelecimento permanente de oxigênio. Esse é o modal mais recomendado diante da urgência que vivemos nesse momento de pandemia”, destacou.

Para o deputado, o momento pede união e trabalho em equipe, inclusive com apoio da bancada federal do Amazonas. “Fiz uma ligação aos deputados federais Átila Lins (PP) e Marcelo Ramos (PL) solicitando apoio da nossa bancada federal. Se não agirmos, colocamos em risco a vida de muitas pessoas que podem morrerem por falta de oxigênio. Precisamos garantir que cheguem ao menos aos municípios-polo. Falei, ainda, com o presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), prefeito Junior Leite (PROS), para que possa elaborar um ofício nesse sentido, para demonstra a necessidade e união nesse pedido para que consigamos atender essa demanda e solucionar essa problemática”, finalizou Bessa.