Psicologia

Depressão,você precisa de ajuda!

Depressão, transtorno do humor que incapacita muitas pessoas diariamente, pessoas consideradas com tudo para serem felizes passam por essa doença. Vemos quase todos os dias nos jornais ou nas redes sociais notícias a respeito, muitas vezes com final trágico, não distingue idade, não escolhe gênero, etnia ou classe social ela pode chegar para qualquer um. Algumas pessoas já vieram me perguntar porque tantos jovens tem se matado, somente este ano, várias ocorrências de suicídios foram registradas na Ponte Phelippe Daou ( Rio Negro).
Não sei a história de vida deles, o que sei é que todos sofriam e escolheram acabar com a dor da forma mais trágica, infelizmente. O depressivo não tem forças para procurar ajuda e muitas vezes acredita que não há cura para a sua dor, é por isso que o papel da família e dos amigos é de suma importância, são eles que muitas vezes darão o primeiro passo.
Não fechem os olhos para os sintomas, não os julguem, pois por incrível que pareça ainda são incompreendidos, são julgados por quem não entende. Já ouvi e li frases como “isso é falta de fé em Deus” ou “você não procura se ajudar”. O mundo está cheio de pessoas com opiniões diversas, o problema é a forma como elas resolvem expor tais opiniões. Fica aqui uma orientação, caso você ignore o que é uma Depressão, guarde sua opinião para si, pois sem perceber você pode piorar o grau da doença.
A depressão machuca, maltrata, mata aos poucos. É uma doença e não uma escolha. Não é fácil, é uma luta diária com você mesma, são cem leões que você mata por dia, é uma ferida na alma.
A pessoa que tem depressão não vive, apenas sobrevive, ela não tem ânimo para nada. Portanto, se você já passou, passa ou conhece alguém que passa por isso, busque ajuda!

Dra. Crisângela Nascimento de Menezes CostaCRP 20/04941

(92 )8232-2524