Giro de Notícias

Governo Federal lança “Libras Gov”

Em cerimônia no Palácio do Planalto, o Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (26), o projeto “Libras Gov – Sinalizando em Língua Brasileira de Sinais” os espaços, contextos e expressões governamentais. O objetivo é possibilitar, via Língua Brasileira de Sinais (Libras), o acesso de cidadãos surdos brasileiros, profissionais intérpretes de Libras, comunidade surda, entre outros, a termos específicos do Governo Federal e a informações relacionadas ao campo dos três poderes que compõem a República Brasileira.

“Nesse projeto, todos terão acesso aos sinais criados por surdos que trabalham no governo e toda a sua equipe. Os surdos têm direito a adentrar às várias áreas do conhecimento. Sim, eles têm esse direito”, afirmou a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

O projeto está dividido em etapas. Na primeira delas, estão sendo divulgados vídeos apresentando os sinais que identificam as pessoas e funções do presidente da República, do vice-presidente da República, da primeira-dama, da segunda-dama, de ministros de Estado e do porta-voz. Os vídeos estarão disponíveis no portal YouTube do Planalto, além das redes sociais do Governo Federal.

A iniciativa é da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do Ministério da Educação. Segundo a diretora de Políticas de Educação Bilíngue para Surdos do Ministério da Educação, Karin Strobel, a ação vai contribuir para a comunidade e acessibilidade na educação de surdos. “É importante que conheçam sinais dos presidentes e dos ministros. Até então não existiam sinais desses representantes”, explicou.