Politica

Axila escura e manchada nem sempre tem causa estética: pode ser sinal desta doença

Manchas escuras nas axilas, assim como na virilha, dobras do pescoço e até no cotovelo podem indicar problemas mais graves de saúde. Essas alterações costumam ser o resultado de depilação, uso de cremes ou atrito com as roupas, mas também sinalizam uma doença conhecida como acantose nigricans.

O que é a acantose nigricans?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que essa doença de pele, caracterizada por manchas escuras e hiperpigmentação, costuma estar relacionada com outros problemas de saúde, como a diabetes, obesidade e distúrbios metabólicos.

Manchas escuras nas axilas e virilhas costumam incomodar algumas pessoas, especialmente agora no calor, quando usamos roupas curtas, biquínis e deixamos o corpo mais à mostra. As manchas surge principalmente devido ao grande atrito que há nessas regiões. A pele fica mais espessa e inflamada, o que acaba estimulando a produção de melanina, levando ao seu escurecimento. Isso acontece especialmente em pessoas mais morenas, que têm tendência à hiperpigmentação. Além disso, esse escurecimento pode ocorrer em pessoas com alergia a desodorantes ou que tiveram inflamação devido a depilação. Pacientes com diabetes, sobrepeso e síndrome metabólica também são mais acometidos Com algumas me… – Veja mais em https://adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br/2018/11/26/quais-as-causas-e-como-tratar-manchas-escuras-nas-axilas-e-virilhas/?cmpid=copiaecola