Giro de Notícias

Presidente participa da abertura da 64ª edição da Festa do Peão de Barretos

Em sua passagem por Barretos (SP), o presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da 64ª edição da Festa do Peão, considerada uma das maiores festas do mundo no segmento. 

Acompanhado por ministros e parlamentares, ele chegou ao Parque do Peão, na noite deste sábado (17), e foi recepcionado pelo presidente do clube Os Independentes, Ricardo Bodinho, responsável pelo evento. Eles caminharam até o Ponto de Pouso, área que relembra costumes dos tropeiros que passavam pela cidade paulista antigamente. Em seguida, o presidente foi conduzido ao palco do Estádio de Rodeios, onde participou da cerimônia de abertura da festa. 

“Este momento, onde tantos criticam a Festa de Peões ou a Vaquejada, eu quero dizer que, com muito orgulho, estou com vocês. Para nós não existe o politicamente correto. Faremos o que tem que ser feito”, afirmou o presidente em discurso. 

Decreto e Frente Parlamentar 

No evento, o deputado federal Capitão Augusto lançou a Frente Parlamentar dos Rodeios, que reunirá parlamentares com a intenção de defender os interesses dos que trabalham na área de rodeios, vaquejadas e provas equestres.  

O presidente Jair Bolsonaro também assinou um decreto que dispõe sobre a avaliação de protocolos de bem-estar animal elaborados por entidades promotoras de rodeios pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

“Esse decreto é um grande presente para toda família dos rodeios,. das vaquejadas e das provas equestres, que trata do protocolo do bem-estar animal, que vai garantindo cada vez mais a manutenção da realização desses eventos que gera milhares de empregos no país”, disse o Capitão Augusto. 

Ao final da cerimônia, o presidente participou de uma cavalgada pela arena, acompanhado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e do presidente de Os Independentes, Ricardo Bodinho. 
No Ponto de Pouso, localizado no centro do Parque do Peão, é realizado o concurso da Queima do Alho, uma tradição na festa de Barretos. O presidente participou de jantar promovido pelos organizadores e experimentou o cardápio que inclui arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco.