Politica

Dr Ewerton Wanderley destaca a importância do Junho Violeta à prevenção do ceratocone

Em discurso no plenário Adriano Jorge, no pequeno expediente da Câmara Municipal de Manaus, na manhã de segunda-feira (17/06), o vereador Dr. Ewerton Wanderley (PHS) abordou o “Junho Violeta”, campanha que visa incentivar o combate e prevenção doença ocular  ceratocone. A doença provoca o encurvamento e afinamento progressivos da córnea e causam altos graus de miopia e astigmatismo nos pacientes.

Dr. Ewerton, que é médico, falou sobre a importância de não esfregar ou coçar os olhos como medida de prevenção de um problema que atinge principalmente jovens entre 13 a 18 anos. “Esfregar os olhos, ter pré-disposição genética ou ter parentes com ceratocone são fatores de risco para a doença. O ato de esfregar os olhos provoca um pressão mecânica sobre a córnea, provocando sua deformidade e consequentemente provoca um distúrbio na visão, fazendo com que ela fique mais embaçada e fora de foco que são os sintomas iniciais da doença”, alertou o parlamentar.

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o ceratocone é a distrofia mais comum da córnea e afeta uma em cada duas mil pessoas, principalmente adolescentes. Embora não tenha cura, a doença tem tratamento, por isso, é importante o diagnóstico precoce para evitar a sua progressão.

Em casos iniciais, o uso de óculos é suficiente para a melhora da visão, mas em casos mais avançados, pode ser necessária o uso de lentes de contato rígidas ou anéis  intraestromais, que são inseridos dentro da córnea através de cirurgia. Em alguns casos, também é realizado um procedimento denominado crosslink, que consiste na aplicação de um medicamento associado a raios ultravioletas em frequência específica que atua nas fibras de colágeno da córnea, diminuindo as chances de progressão da doença.

Texto: Assessoria do vereador