Educação Estado Politica

Frente parlamentar para criação do pólo tecnológico de Manaus recebe apoio da UEA

Na manhã desta sexta-feira (31/5), os membros da Frente Parlamentar para Criação do Pólo Tecnológico de Manaus, representada pelos vereadores Ewerton Wanderley (PHS), Alonso Oliveira (Podemos) e Gedeão Amorim (MDB), visitaram a sede da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde foram recebidos pelo reitor, Cleinaldo Costa, que formalizou o apoio e adesão da UEA ao projeto de transformar Manaus em um ambiente atrativo para a instalação da indústria 4.0, indústria de softwares “start-ups”, aceleradoras e incubadoras de empresas tecnológicas.

“A UEA é um instituição que possui o DNA da inovação e do empreendedorismo, e recebemos com muita empolgação o projeto da Frente Parlamentar. Com certeza iremos somar na discussão de ideias e propostas, apontando caminhos, segundo a nossa expertise da área, para transformar Manaus em um ambiente propício para a indústria da tecnologia e inovação” afirma o reitor.

A UEA é a segunda instituição de ensino superior a aderir à frente parlamentar, pois na última quarta-feira (29/5) a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) anunciou apoio e adesão ao projeto.

O vereador Ewerton Wanderley, autor do projeto de lei que cria a Frete Parlamentar na Câmara Municipal de Manaus (CMM), comemorou o avanço “A proposta é agregar um grupo de instituições dos diversos segmentos que coadunem com esse objetivo de transformar Manaus em um centro de tecnologia e inovação, que surge como mais uma alternativa ao modelo Zona Franca”, defende.

Participaram do encontro o pró-reitor de Administração, Orlen Pinheiro Lima, a pró-reitora de Planejamento, Maria Olívia Simão e a diretora da Agência de Inovação (Agin/UEA), Kátia Meirielle, que apresentou aos parlamentares os projetos e trabalhos que a Agin vem desenvolvendo no campo da tecnologia e inovação.