Politica

Deputados defendem projetos durante Sessão desta quarta-feira, 22

Na Sessão Plenária da manhã desta quarta-feira (22) os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concentraram seus discursos em torno dos projetos apresentados e das ações parlamentares. O deputado estadual Fausto Júnior (PV) defendeu o Projeto de Lei (PL) 297/2019, que prevê o benefício da meia passagem em embarcações fluviais para estudantes em uma cota de 10 a 15% em cada embarcação, que vai facilitar o deslocamento para o interior nesta fase de crescimento pessoal dos estudantes e de menor poder aquisitivo.

Sinésio Campos (PT) enquanto presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, falou sobre a contaminação da água de Parintins (a 369 km de Manaus) e os riscos de doenças trazidos com a contaminação. Serafim Corrêa (PSB) também falou sobre os lixões, lembrando que a contaminação por lixões é uma triste realidade no Brasil como um todo e que futuramente um novo local deve ser pensado em Manaus, por conta da Avenida das Flores.

A facilidade em abrir empresas através de um aplicativo de celular foi o tema do discurso do deputado estadual Augusto Ferraz (DEM) que comemorou o RedeSim, idealizado pela Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea-AM) como facilitador de abertura de empresas. O deputado Dermilson Chagas (PP) apresentou requerimento sobre a transparência da publicidade do Governo do Amazonas, pedindo a lista de credores do estado e lembrando que a omissão de informações prejudica a transparência.

Falando sobre a greve na educação, a deputada Therezinha Ruiz (PSDB) anunciou que a nova proposta do Governo em acordo com as reivindicações dos trabalhadores da educação já está pronta e deve começar a tramitar na Assembleia, contemplando, além do reajuste pela inflação, o aumento do auxílio localidade no valor de R$ 80 e dos trabalhadores que atuam nas comunidades fora da sede, de R$ 120, aumento no ticket alimentação e a diminuição do interstício de progressão funcional de quatro em quatro anos, para de três em três anos, entre outras melhorias.

Sinésio Campos (PT) apresentou requerimento em conjunto com a deputada Joana Darc (PR) para criação de uma comissão especial para tratar sobre a correta destinação dos resíduos sólidos.

O deputado Dr Gomes (PRP) falou sobre o lançamento do programa Amazonas Presente que tem por objetivo levar temporariamente a estrutura do Governo para os municípios polo do Estado. O lançamento foi no município de Parintins (a 369 km de Manaus) com uma comitiva de representantes de órgãos estaduais e alguns deputados. A comitiva passará por Parintins, Nhamundá (a 383 km de Manaus), Boa Vista do Ramos (a 271 km da Capital) e Barreirinha (331 km).

Finalizando o Grande Expediente, Fausto  Junior (PV) falou sobre outro Projeto de Lei que será apresentado por ele, em defesa dos consumidores, que é da proibição da cobrança da tarifa mínima de energia e água, mesmo sem consumo, o PL Nº 213/2019. “Este projeto é de suma importância, porque o justo é que se pague pelo que consuma apenas isso”, defendeu.