Comunicação Estado Politica Tecnologia

Aleam é a primeira do país a transmitir sessões, simultaneamente, pelas redes sociais

A transmissão em tempo real das sessões plenárias e de eventos realizados na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) via “mídias sociais” é uma das inovações positivas dessa nova legislatura, sob a presidência do deputado estadual Josué Neto (PSD). A difusão feita simultaneamente pelo Facebook, Instagram e YouTube é pioneira no País entre as Assembleias Legislativas.

A mudança efetivada pelo conselho da Diretoria de Comunicação (Dicom) é um meio de elevar e qualificar a presença da Aleam nas mídias sociais- que inclui também Twitter e Linkerdin, além do Rádio e TV. A transmissão em tempo real objetiva ampliar o leque de publicidade, dar transparência às ações da instituição e construir um ambiente de integração com as pessoas, elevando a presença popular, possibilitando a interação com curtidas, comentários e compartilhamentos.

Segundo Jack Serafim, que integra o Conselho de Comunicação, a Aleam percebeu a necessidade de desenvolver um processo de busca ativa, pois as pessoas têm o seu dia-a-dia corrido e nem sempre podem vir ao plenário da Casa assistir às sessões. A percepção também se deu em relação ao interior do Estado, onde essas informações precisam chegar também em tempo real.

“Para isso, a Aleam aplica todo esforço possível para alcançar esse objetivo, mostrando, pela internet, o que se faz aqui. As redes sociais vêm no sentido de ajudar essa relação com transparência e participação, fato esse registrado nas últimas eleições quando o eleitor mostrou que quer participar, através dessa interação, falando com os deputados e emitindo suas opiniões”, disse Jack Serafim.

Inovação

A transmissão ao vivo das sessões plenárias na Assembleia Legislativa do Amazonas recebeu elogios do presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto (PSD). Na opinião do presidente, a difusão via Facebook e Instagram é um trabalho inovador do setor de Comunicação da Casa, pois permite a qualquer cidadão, através desses links, ter acesso ao conteúdo por computador, tablete ou celular.

Josué explicou que o advento das redes sociais veio justamente para abrir o compartilhamento de informações das ações desenvolvidas pela Casa, “fazendo com que o trabalho realizado na Aleam chegue em todos os cantos do Amazonas”. O presidente também destacou a questão da interatividade. “A gente, praticamente, não conseguia fazer com que essa atividade se estendesse às comunidades. Agora sim, está bem mais fácil mostrar nosso trabalho, que tem como objetivo trazer a população para próximo da gente, recebendo demandas para que possamos trabalhá-las juntamente com os 24 deputados que compõem o Parlamento. Com isso, vamos melhorar a vida do povo do Amazonas”, disse o presidente.

Retorno

A transmissão ao vivo das sessões, segundo José Lopes, morador do bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, “é uma forma de possibilitar que as pessoas, em casa ou mesmo em seus ambientes de trabalho, saibam de forma instantânea o que está sendo discutido no plenário da Assembleia”.

Para Paulo Jorge, residente no bairro Grande Vitória, zona Leste de Manaus, “com essa inovação vamos poder saber tudo o que está sendo decidido na Aleam e que isso vai influenciar de forma direta ou indireta no quotidiano das pessoas. Para ele, é importante que as pessoas estejam atentas para o que está acontecendo no parlamento”.

Carlos Alexandre, com residência no bairro São José, zona Leste da capital, afirmou “que devido ao fato de nem sempre as pessoas poder participar das sessões plenárias, por conta de horários, esse é um meio eficiente encontrado de poder tornar as sessões acessíveis às pessoas interessadas em política”.

Transmissão

A diretora de comunicação da Aleam, Moara Cabral, assinalou que a mudança efetivada é uma preocupação do presidente Josué Neto (PSD) de fazer com que as ações da Casa cheguem à população através de informações precisas, possibilitando que saibam sobre o que os deputados estão fazendo tanto nas sessões plenárias, como em outros eventos realizados na instituição.

De acordo com a diretora, as inovações foram significativas, pois a própria sociedade hoje exige transparência. “A Assembleia Amazonense é a primeira em todo o país a transmitir, simultaneamente, via Facebook, Instagram e YouTube”, observou a diretora.

De acordo com o coordenador da TV Aleam, Saulo Gomes, esse processo de transmissão via redes sociais é importante por ser uma tendência forte e devido ao seu poder de alcance junto à população. “Com a transmissão das sessões ao vivo, através dessas mídias, acredito que se possa penetrar em uma determinada parte da população que possui uma visão distorcida do ser político, em virtude de informações distorcidas e até mesmo por falta de conhecimento do teor das discussões verificadas na Casa”, observou.