Estado Saúde

Crianças vacinadas contra H1N1 no Amazonas precisam tomar a 2ª dose

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) iniciou, neste sábado (20), em todos os municípios do Amazonas, a aplicação da segunda dose das vacinas contra o vírus da gripe H1N1 nas crianças que foram vacinadas durante os meses de março e abril.

Após um mês da primeira dose, os pais ou responsáveis das crianças com idade entre 6 meses e 5 anos e 11 meses devem levar os pequenos para a aplicação da segunda dose da vacina, que serve como um complemento. Somente após as duas doses as crianças estarão corretamente protegidas.

Para vacinar as crianças, é preciso que os pais ou responsáveis se dirijam a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e apresentem o cartão de vacinação, junto com documento de identificação.

Calendário diferenciado

O Estado do Amazonas está funcionando com um calendário de vacinação diferenciado do resto do país, após um alto número de casos de gripe pelo vírus H1N1 ter assolado o estado no início do ano, o que fez com que a campanha tenha sido iniciada 21 dias antes do restante do país. Durante a campanha, segundo a Prefeitura, somente em Manaus foram vacinadas 463 mil pessoas.

Fonte: Acritica