Cultura Saúde

Dr. Raiz apresenta ‘milagres da floresta’ em programas nacionais

Tudo começou quando ele deu ‘baixa’ do Exército, em meados dos anos 80. Morando no bairro Plácido de Castro, na Baixada do Sobral, ele ficou preocupado ao ver muitas crianças com verminoses. Raimundo Nonato Pereira da Silva, o popular Dr. Raiz, decidiu medicá-las à base de ervas, cascas e raízes. Resultado: as crianças ficaram curadas e ele montou uma barriquinha no Centro da cidade.

‘Doutor Raiz’ usa conhecimentos indígenas para cura de doenças

 ‘Milagres da Floresta’ fica, hoje, dentro do Novo Mercado Velho. Visitada por clientes e turistas, a loja vende também artesanatos regionais e num pedaço livre da parede fica o certificado de especialista em plantas medicinais, conferido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nas prateleiras, dezenas de pacotinhos com casca sagrada, cupim, pau-pereira, cipó ambeca, carapiá, chapéu-de-couro, cumaruzim, cravo-de-defunto, canapú, chá preto, cravo-da-Índia, canela em casca e as famosas garrafadas.

E foi com quatro delas na bagagem que Dr. Raiz foi, ja participou de programas televisivos em rede nacional. Na Rede TV, ele ja participou do ‘Manhã Maior’, comandado pelas apresentadoras Regina Volpato e Dani Albuquerque. A participação mais expressiva, foi no programa Hebe, na epoca de grande audiência em horário nobre.

Os compostos mais famosos do raizeiro são: a Garrafada Natural Fortalecimento do Ser Humano (combate a impotência sexual, o cansaço físico e dores em geral), a Garrafada Saúde da Mulher (atual como anti-inflamatório e estimula a fertilidade), o Leite de Mururé (combate a atrite, artrose, osteoporose e febres reumáticas e gerais) e o Vinho Natural de Jatobá (reestabelece a próstata e combate o enfisema pulmonar).  

Figura simpática, com um ‘acreanês’ singular, ele nasceu no Seringal Aquibadam, a 12 Km de Xapuri e veio para Rio Branco, ainda rapaz, em busca de uma vida melhor. Diz que herdou dos avós e dos pais o interesse pelas plantas. As mães o procuravam para rezar por seus filhos doentes e nessa reza sempre entrava uma planta medicinal. “Reza tem tudo a ver com plantas medicinais. Ajuda a curar quebranto, peito aberto, espinhela caída e todo tipo de mal”, ensina ele.

A garrafada, receita conceituada que o fez ganhar o prêmio Qualidade Brasil, é conhecida como “Viagra do Amazonas”. Ela é recomendada para combater a impotência sexual masculina e feminina. Contém catuaba, chuchuá, marapuama, nó de cachorro, pó de guaraná, pau de resposta, jucá, e por aí vai.

“Para cada malefício existe uma planta: o óleo da copaíba é um excelente cicatrizante. O sangue de dragão serve para tratamento de úlcera, gastrite e pedras na vesícula. Tem xarope para gripe, bronquite e asma. Garrafadas para gastrite e ácido úrico. Até para depressão, tem o calmante composto”, receitua Dr. Raiz.R

4 Replies to “Dr. Raiz apresenta ‘milagres da floresta’ em programas nacionais

  1. Eu conheço o Dr Raiz, minha família é do Acre, minha vovó de 67 anos ficou curada do Basso com ele. Pena ser muito caro, quando é para mandar as garrafadas para outro estado. Gente vale muito a pena, indico!

Comments are closed.