Educação Politica

Therezinha Ruiz reforça a defesa do diálogo entre professores e Governo

Reafirmando a sua posição em defesa da negociação das reivindicações dos professores em greve, a deputada Therezinha Ruiz (PSDB), destaca o seu papel de mediadora, desde o início do processo, quando sentou com lideranças do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteam), para discutir as propostas, que ela levou ao Governo do Estado, em busca da abertura do diálogo.

Therezinha Ruiz solicitou uma reunião com representantes do Sinteam, no dia 8 de abril, em seu gabinete, quando recebeu a reivindicação de 15% de reposição salarial, contra os 3,93% propostos pelo Governo. Em seguida, a deputada se reuniu com o vice-governador Carlos Almeida, que concordou com a abertura da negociação, definindo o início do diálogo com uma comissão de três sindicalistas.

No entanto, os representantes do Sinteam não concordaram, exigindo a ampliação do número de lideranças na negociação. A partir daí, criou-se um impasse entre as partes, que não abriram mão das suas posições para avançar no diálogo.

Como presidente da Comissão de Educação, Therezinha Ruiz defendeu incansavelmente na tribuna, que as lideranças sindicais e o Governo, sentassem à mesa de negociação e chegassem a um acordo, evitando decisões drásticas com a paralisação das atividades nas escolas.

Therezinha Ruiz deixa claro, mais uma vez, que concorda com as reivindicações dos professores, observando também os argumentos do Governo quanto à proposta de 15%, que esbarrariam na Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas afirma que são questões que precisam ser discutidas para se chegar a uma solução negociada. “Estou fazendo a minha parte e reafirmo a disposição de continuar defendendo o diálogo, na expectativa de que prevaleça o interesse público, para que as lideranças sindicais e o Governo assumam uma postura flexível e sensata em favor da Educação no Estado”, reforça Therezinha Ruiz.

 

Texto e Foto: Assessoria da Deputada