Saúde

O que é o reumatismo?

É uma série de transtornos que afetam o sistema locomotor. Normalmente, apresenta dor e inflamação nas articulações, e também pode incluir os ossos e os músculos. Tem maior incidência em pessoas com mais de 45 anos, no entanto os mais também jovens podem sofrê-lo.

Existem dois tipos de reumatismo: o articular e o não articular. No primeiro caso, trata-se da inflamação das articulações que afeta a cartilagem, ou membrana sinovial. O segundo tipo é a inflamação dos tendões e músculos.

Quais são as causas do reumatismo?

As causas do reumatismo são múltiplas, mas o mais comum trata-se do grau de toxicidade no sangue devido ao consumo excessivo de carnes vermelhas, açúcares e farinhas. Um estilo de vida sedentário também é outro detonante no aparecimento desse transtorno.

Quais são os sintomas do reumatismo?

Entre os sintomas mais comuns do reumatismo estão:

  • Dor nas articulações
  • Sensação de rigidez
  • Cansaço
  • Inchaço na área afetada
  • Dormência

Como pode ser tratado?

Para aliviar os sintomas, recomenda-se usar uma pomada para tratá-lo, comer de forma equilibrada, e praticar atividade física também ajudam no processo de cura. Se o quadro de reumatismo for severo se indica o tratamento de fisioterapias, para liberar tensões nas articulações, músculos e tendões.

Propriedades da vaselina e casca de olmo para aliviar o reumatismo

A vaselina é uma pomada que proporciona hidratação profunda à pele. Contém antioxidantes, vitaminas e minerais, que ajudam a tratar problemas de pele e doenças. É incolor, e muito versátil para ser combinada com outros ingredientes. Neste caso, vamos misturá-la com casca de olmo para fazer uma pomada para tratar o reumatismo.

A casca do olmo tem propriedades analgésicas, cicatrizantes e anti-inflamatórias, ideais para aliviar a dor causada pelo reumatismo. Esta casca também pode ser usada para tratar a diarreia, as hemorroidas, a faringite, as úlceras e também feridas.