Beleza

Pele macia: três ideias de esfoliantes biodegradáveis para fazer em casa

A esfoliação é um dos rituais que complementam os cuidados básicos de belezaporque, de tempos em tempos, o corpo passa por uma renovação celular e precisamos eliminar as células mortas que resultam desse processo.

Renovados, corpo e rosto absorvem melhor os ativos presentes na fórmula dos cosméticos – já quem não é fã da esfoliação, pode ganhar uma pele com aspecto craquelado, sem viço e opaco.

Fuja, porém, dos esfoliantes convencionais com microesferas de plástico (em minha última coluna, mencionei a importância de mantermos uma rotina de beleza sem resíduos plásticos). Para evitar levar esse tipo de produto para a casa, fique de olho no rótulo: as partículas nocivas ao meio ambiente mais utilizadas em produtos de higiene pessoal são as de polímeros, sobretudo, o polietileno, o polipropileno, o polietileno tereflalato, o polimetilmetacrilato e até náilon.

Abaixo, três combinações simples, acessíveis (os ingredientes estão na sua despensa) e eficazes. O resultado de toque macio é instantâneo!

Esfoliante 1: fubá + mel (para uma versão vegana, use óleo vegetal)

Esfoliante 2: borra de café + óleo de coco

Esfoliante 3: aveia + água + açúcar cristal

Como fazer: não se apegue muito às medidas. Crie uma pastinha homogênea, cremosa e que fique áspera. Leve para o banho e, lá, aplique no rosto e no corpo em movimentos circulares. Remova com água morna.