Politica

Carlinhos Bessa recebe agentes ambientais voluntários do Médio Solimões

O deputado estadual, Carlinhos Bessa (PV) recebeu na manhã desta segunda-feira (8), os membros da Associação dos Agentes Ambientais Voluntários que atuam nas unidades de conservação Mamirauá, Anamã e no Instituto Mamirauá, na Calha do Médio Solimões.

Como reivindicações, os agentes solicitaram apoio para o desenvolvimento do trabalho e segurança para a fiscalização das ações ambientais. Segundo o membro da organização, Munis Correa Torga, a associação surgiu com o intuito de fiscalizar e acompanhar as atividades nas comunidades ribeirinhas. “As instituições que tem poder de fiscalizar são ausentes e vimos à necessidade da criação de algo mais presente. Todos que atuam na associação são pessoas voluntárias que moram nas comunidades e não recebem recursos”, disse.

O voluntário ressaltou, ainda, que a função dos agentes é fiscalizar, educar e conscientizar os moradores sobre os seus direitos e deveres. “Os agentes são formadores de lideranças, educadores ambientais e multiplicadores de lideranças. Entendemos que nas unidades de reserva, precisamos dessas pessoas para informar aos moradores sobre seus direitos e deveres”, finalizou Munis.

Bessa ouviu as reivindicações e se comprometeu em acionar a bancada federal e os órgãos fiscalizadores e tratar sobre os trabalhos dos agentes. “O que o grupo trouxe é de interesse coletivo. Precisamos oferecer maiores condições para esse povo que já vem fazendo um trabalho voluntário. Acionarei os órgãos competentes e os colegas da bancada federal. Analisaremos todas as demandas e acompanharemos os trabalhos por meio do gabinete”, ressaltou o parlamentar.

Texto: Assessoria do Deputado