Politica

Carlinhos Bessa participa da 7ª Conferência Municipal de Saúde, em Tefé

O deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) participou da 7ª Conferência Municipal de Saúde, no município de Tefé. Com o tema ‘Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS’, a conferência discutiu as ações de melhoria para a área da saúde no município.

Durante seu pronunciamento, o parlamentar falou sobre o encontro que teve com o vice-governador, Carlos Almeida (PRTB), durante o qual tratou sobre a transformação do Hospital Regional de Tefé em hospital-polo e do atendimento aos pedidos requeridos por Bessa para atender ações emergências para melhoria do atendimento no hospital. “Em conversa com o vice-governador, solicitei a realização de um estudo técnico para comprovar a importância da transformação do HRT em hospital-polo e levei as demandas que verifiquei in-loco para que possamos melhorar o atendimento”, disse.

Bessa lembrou a dificuldade que o município tinha de receber atenção do Poder Executivo no atendimento das solicitações requeridas. “Como deputado estadual, filho de Tefé, lembro que diante dessas pequenas conquistas, podemos perceber a falta da representatividade que o povo do Médio Solimões tinha na Assembleia Legislativa. Sabemos que a realidade da saúde é crítica: existem filas para atendimento, consultas, exames e cirurgias. Vejo que o Governo ainda tem interesse em trabalhar pelo interior do Amazonas e é isso que irei cobrar”, ressaltou.

Para o parlamentar, a Conferência serve para pontuar as demandas específicas para a área de saúde. “Essa conferência é importante para que possamos entender o que é melhor para o município e como podemos trabalhar para atender as demandas. O município de Tefé ainda tem a responsabilidade, que é do Estado, de gerir um hospital. Porque na capital a prefeitura não administra nenhum hospital e os gestores do interior tem essa responsabilidade com recurso menor?”, questionou.

A secretária de saúde de Tefé, Adriana Moreira, falou sobre a posição do hospital como referência para a Calha e a expectativa sobre o trabalho do deputado junto ao Governo do Estado. “O município de Tefé é naturalmente referência para a população dos municípios vizinhos; essa população vem procurar tanto atenção básica, quanto a unidade hospitalar. Temos algumas deficiências de recursos financeiros e humanos e tendo um representante na Assembleia Legislativa, que conhece bem a realidade do povo do interior, ele pode defender com conhecimento de causa. É isso que a população, os trabalhadores e os gestores anseiam pelo Governo do Estado, pois o deputado Carlinhos está levando as demandas e fiscalizando o cumprimento”, concluiu.