Mundo Animal Politica

Joana Darc apoiará ações para controle populacional dos animais domésticos

Entre as demandas colhidas pela deputada estadual Joana Darc (PR) em sua passagem, no último sábado (30), pelo município de Rio Preto da Eva, está a da implementação de um Centro de Controles de Zoonoses (CCZ) na cidade. Atualmente, os trabalhos de zoonoses em Rio Preto da Eva são realizados pelo Centro de Vigilância em Saúde.

De acordo com a parlamentar, ela unirá esforços com a Prefeitura local para que o CCZ seja construído em um médio prazo. O compromisso de auxiliar no processo foi firmado junto ao secretario municipal de Meio Ambiente, Gilson Costa. “Fiquei feliz ao ver que já existe uma preocupação das autoridades locais com a execução de um controle de zoonoses. Mas, é preciso dar um suporte físico e técnico aos profissionais que trabalham lá, visando à melhoria e ampliação dos serviços de controle populacional dos animais domésticos que vivem na cidade”, declarou Joana.

Na agenda, que aconteceu em alusão aos 37 anos de fundação do município, e ao lado do governador do Estado, Wilson Lima (PSC), a parlamentar também acompanhou o “Dia D de Vacinação contra a H1N1”. As vacinais são destinadas a 1.103.723 pessoas em todo o Amazonas. “O trabalho para minimizar os impactos da doença no Amazonas estão dando resultados. Graças a Deus, não tivemos novas mortes. Todos os hospitais e Unidades Básicas de Saúde estão devidamente abastecidos com a vacina”, comentou Joana.

A reinauguração da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e a entrega do escritório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que passou por obras de melhoria, também fizeram parte da ação.

O orçamento do Governo do Estado previsto para Rio Preto da Eva, em 2019, é de R$ 1,3 milhão, destinados aos setores primário, secundário e terciário. A Afeam também possui outros seis postos de atendimentos no interior, localizados em Eirunepé, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Presidente Figueiredo e Tefé, que também podem requerer crédito durante todo o ano.

A comitiva esteve ainda no Centro de Atenção Psicossocial Hilda Siqueira Pinto (CAPS), Ouvidoria Municipal, Unidade Básica de Saúde Ednaide Lopes, Escola Municipal Menino Jesus, Ginásio Poliesportivo Pedro Ferreira Pinto, encerrando sua passagem na 3ª Feira da Piscicultura e Agronegócios, que iniciou na sexta-feira (29/3) e encerrou no domingo (31).

Texto: Assessoria da Deputada