Psicologia

Como é difícil mudar

Mudanças, como é difícil mudar, como é difícil sair da nossa “perfeita e segura” zona de conforto. Não será fácil sua jornada, mas insista em si mesma, insista na sua felicidade. Busque mudar, construir um novo caminho, busque a sua individualidade. Encontrar o equilíbrio é difícil, mas é possível, amadureça. Sei que terá horas que baterá um desespero que você chegará a sentir falta da zona de conforto, mas, nessa hora busque aquietar seus pensamentos, você encontrará a força que necessita para continuar dentro de si mesma, desperta-se, sorria e diga a se mesma, “você sabia que não seria fácil, só tem que ter paciência, seu dia vai chegar”, e assim você se renovará.

Então, antes que resolva mudar as coisas, virar a mesa e construir outro caminho, há algo fundamental a fazer: não se cobrar, administre isso, trabalhando a paciência.

Aprender a não ter pressa é essencial, pois sempre achamos que estamos perdendo tempo, e assim muitas vezes agimos por impulso e fazemos escolhas erradas, então, respire fundo e organize suas ideias.

Então, pare, pense e comece a se questionar… o que afinal de contas a está incomodando? É um relacionamento? A profissão? As pessoas? As pressões? As poucas oportunidades? A falta de dinheiro? Sinceramente, não creio. Tudo isso é apenas a superfície.

Evite projetar nas coisas, arrumar culpados, desculpas, argumentos que transfiram as causas, que a impeça de reconhecer que a dor mora em você, nasceu na alma, vive em você, e é em você que tem que ser resolvida, tem que trabalhar os seus conteúdos, essa é a verdade.

A falta de trabalho, de um novo amor, as pessoas que a incomodam são sintomas, não causas; podem até aguçar a sua inquietação, torná-la mais aguda, mas o poder de abalar é uma concessão sua, só sua.

Então, pare tudo, reflita.. se questione, coloque as ideias em ordem, seja feliz, mais segura e determinada, caminhando com mais calma.

E antes de resolver um problema, qualquer problema, qualquer contenda, qualquer mal-entendido, qualquer ofensa, qualquer situação difícil, resolva primeiro dentro de você, bata de frente com seus conteúdos, organize essa bagunça. É aí que moram todas as coisas.

O passo seguinte será ver cada coisa ir naturalmente para o seu lugar, harmonizando-se, equilibrando-se, encaixando-se conforme a paz que agora será árbitro para todas as escolhas, para cada caminho, para cada decisão.

Crisângela Menezes
Psicóloga clínica Cognitiva Comportamental
📱982322524