Mundo Animal

Como pegar meu porquinho da Índia?

Os porquinhos da Índia são animais muito sensíveis e com ossos muito delicados. A maioria dos porquinhos tem tendência para saltar do seu colo quando você o está a colocar de novo na gaiola dele. Estes saltos podem ter como origem lesões graves nos ossos e por vezes até a morte do porquinho. Por esse motivo, é essencial que você saiba como pegar corretamente no seu porquinho da Índia. O PeritoAnimal vai lhe explicar passo a passo como fazê-lo sem risco de machucar o seu pet!

Passos a seguir:1

Em primeiro lugar, você deve habituar o seu porquinho da Índia a ser manuseado e acariciado desde filhote. Quanto mais cedo o porquinho se habituar à presença humana e a que lhe toquem, menos nervoso e medroso ele será de cada vez que você pegar nele. Como consequência, será também mais seguro e ele não tentará escapar das suas mãos, o que costuma ser o principal motivo de acidentes.

A maioria das cobaias não gostam de ser pegos se não estão habituados e, por isso, se assustam e saltam. Você deve pegar no porquinho de forma a que a região traseira dele esteja apoiada na sua mão. Comece por pegar ele colocando a zona pélvica dele apoiada na sua mão.

2

Utilize a outra mão para apoiar a zona do peito dele, apoiando desse modo as patinhas dianteiras.

Se o seu porquinho está muito nervoso, coloque um dos seus dedos sobre as patas da frente dele, de modo a evitar que ele tente impulsionar para saltar para a frente.

Uma boa dica para o caso de porquinhos da Índia muito nervosos e que lutam bastante para serem libertados no momento em que voltam a ser colocados na gaiola é segurar bem nele ao colocar de novo na gaiola. Não o largue imediatamente: segure nele com firmeza a poucos centímetros do chão da gaiola e não o coloque no chão enquanto ele se contorcer. Quando ele acalmar, aí sim, solte ele. Este método vai evitar lesões típicas do salto, que pode ser perigoso mesmo que a poucos centímetros do chão.

3

Jamais pegue o seu porquinho pelo pescoço nem pelas axilas! Como já referimos, pegar de forma errada no seu porquinho da Índia pode provocar graves lesões físicas nele.

4

As crianças muito pequenas não devem pegar no porquinho da Índia ao colo, por ser muito arriscado. Quando as crianças já têm mãos e braços de tamanho suficiente para suportar corretamente as cobaias, devem ser ensinadas por um adulto a fazê-lo devidamente e sem riscos. É importante que você vigie a interação da criança e do porquinho, para garantir que tudo corre bem e diminuir as chances de lesões.

5

Os porquinhos da Índia aprendem a gostar de receber carinhos nas costas e na direção do pelo. Você deve evitar fazer carinhos no sentido contrário ao pelo e deve evitar a região do nariz e olhos, já que a maioria dos porquinhos não gosta de ser acariciado nessas zonas. De qualquer forma, todos os porquinhos são diferentes e você deve tentar conhecer a sua cobaia e perceber daquilo que ela gosta ou não.