Variedades

Aula Show de Gastronomia

Chefs falam sobre a profissão em palestra com dinâmicas e intercâmbios gastronômicos

A Chef carioca Cacau Teixeira, participante do programa Sabor em Jogo produzido pela GNT e o Chef amazonense Marcus Vinicius Figueiredo responsável pelas iguarias do Tambaqui no Ponto estarão no próximo dia 12 de abril, no Auditório Naíde Lins na Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) para a realização de uma Aula Show com direito a receitas, sabor, técnica, sorteio de brindes e muito intercâmbio gastronômico. O evento tem como objetivo ampliar as opções de atualização na área por meio de uma palestra interativa que agregue valor e contribua ainda mais na inserção de seus participantes no mercado de trabalho. As palestras são voltadas para alunos de gastronomia e nutrição.

A Aula Show realizada pela Fametro em parceria com a MG Assessoria de Comunicação e Eventos abordará temas como: “Cor e sabor aos alimentos feitos para dietas”; “Comida Vegana”; “Empreendedorismo e mecanismos de inserção no mercado gastronômico” e “Conceitos de comidas rápidas”, “Comida Regional” “Empreendedorismo de comida para delivery e atendimento no balcão”, entre outros assuntos. Além disso, os dois chefes trarão noções importantes de planejamento estratégico para quem quer ainda enquanto estudante se preparar e virar uma autoridade na gastronomia. A atividade contará ainda com a apresentação de Audrey Fink, conhecida pelo trabalho como apresentadora de programas de gastronomia e de seu evento Arena Gastronômica.

O curso foi elaborado também para proporcionar ao participante uma visão geral da profissão, mostrando suas dificuldades como driblá-las e não apenas a glamourização muitas vezes apresentada nos programas de TV. Os participantes terão acesso a informações atualizadas sobre: cenário e tendências de mercado, elaboração de cardápios e consultoria a restaurantes, bares e lanchonetes, entre outros assuntos. A aula show terá a duração de 3h, dividida em 1h30, com intervalo de 30 minutos.

De acordo com a Chef Cacau Teixeira, o amor pela gastronomia é essencial para exercer a profissão de chef de cozinha, no entanto, o conhecimento técnico é necessário para o bom desempenho de qualquer profissional. “Em primeiro lugar, todo bom gastrônomo deve amar a cozinha, seus sabores e suas combinações. Mas existem muitas regras, dicas e técnicas que são importantes na harmonização de cada prato, mas é isso que iremos mostrar mas de forma dinâmica e interativa”, adianta Cacau Teixeira.

Marcus Vinicius que começou a cozinhar por sentir falta do sabor brasileiro, durante sua temporada de intercâmbio no USA, quando era adolescente aponta a curiosidade e pesquisa, um dos maiores termômetros para se identificar um bom chef. “Comecei assistindo com as aulas práticas assistindo minha mãe na cozinha, período essencial para minha formação. Ficava ao lado vendo e fui me interessando, aprendi a cozinhar com ela principalmente o regional, mas hoje eu depois de ter feitos alguns cursos não parei mais. Adoro viajar e fazer minhas pesquisas gastronômicas. Penso que o bom chef é isso e estaremos dando muitas dicas nesse sentido”, diz Marcus Vinicius.

Cacau Teixeira

Jornalista formada pela Faculdade do Rio de Janeiro, Claudia Beatriz Brandão Teixeira, a Cacau Teixeira é participante do programa Sabor em Jogo produzido pelo canal GNT e comemora em 2019 quase vinte anos de trabalho como profissional de cozinha.

Cacau estudou gastronomia no Instituto Ferrandi, em Paris e cresceu no universo da cozinha, pois seu pai foi um dos sócios de dois restaurantes famosos no Rio de Janeiro durante a década de 1970 e 1990: O La Pomme D´ou que ficava em Copacapana e o Un, Deux, Trois, no Leblon.

Atualmente, Cacau mora no Rio de Janeiro e foi responsável pela Comida de Cena, do Filme Suburbanos e também desenvolveu o catering do filme “Wara´ná” com direção de Christian Monassa e gravado na aldeia dos índios Tatuyos, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), entre diversos trabalhos.

Marcus Vinicius Figueiredo

O chef amazonense Marcus Vinicius Figueiredo criador das delícias do restaurante Tambaqui no Ponto fez diversos cursos, incluindo com o Gastrônomo Eduardo Maya, o Vida de Boteco, totalmente voltado para os amantes de gastronomia, botecos, bares e restaurantes. Ele que começou sua relação com a gastronomia, quando foi morar nos USA, pois sentia falta de uma boa comida brasileira especificamente da Amazônia desenvolveu o petisco Camarão com Crosta de Aviú, 3º colocado no concurso Comida de Buteco 2018 representando o restaurante Tambaqui no Ponto e o 1º lugar do prêmio Dona Benta.

Serviço:

Aula Show Gastronomia

Com os chefs Cacau Teixeira Marcus Vinicius

Data: 12 de abril

Local: Auditório Naide Lins (Fametro)

Horário: 18h30 às 21h30.

Informações: 2101-1064 98425-149