Cidade Educação Politica

“Ações emergenciais na Educação primam pela qualidade”, diz Carlinhos Bessa

Durante Audiência Pública realizada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) na tarde da última quinta-feira (14), o deputado estadual e líder do Governo, Carlinhos Bessa (PV) defendeu as ações emergenciais adotas pelo Governo do Estado para a pasta.

O parlamentar disse que a presença do secretário de Educação do Amazonas, Luiz Castro, durante a Audiência Pública serviu para esclarecer todas as medidas tomadas para garantir o funcionamento das escolas e do ano letivo. “Estou muito satisfeito com todas as informações que foram apresentadas. Aproveito para parabenizar o secretário pela condução dos trabalhos mesmo diante do cenário de crise financeira que deixaram para o Estado”, disse.

Bessa lembrou que o preço unitário dos contratos firmados para o fornecimento da merenda escolar não deve ser o único item avaliado pelos parlamentares. “O Estado precisa levar a melhor merenda escolar para nossos estudantes. Não se pode criticar o valor que é pago se ele corresponde à qualidade necessária que as crianças e jovens precisam. Não podemos permitir que voltem a dar suco de folha e bolacha nas escolas”, lembrou.

O deputado parabenizou o titular da pasta pela criação do núcleo de controle que irá fiscalizar as ações da Seduc. “O núcleo de fiscalização irá garantir que os valores que estão sendo pagos correspondam a qualidade do que está sendo entregue. Dessa forma, teremos os alimentos da melhor qualidade nas escolas. Não existe mágica para solucionar todos os problemas do Estado, mas existem administradores que querem o melhor para o Amazonas, a exemplo do ex-deputado Luiz Castro”, ressaltou.

O líder do Governo garantiu que sua posição dentro da Aleam não o exime de cobrar as ações do Governo. “Como líder, além de mediar o diálogo entre o Executivo e o Legislativo, também tenho a missão de apontar os erros do governador. Não adianta apenas criticar, é preciso propor soluções, alinhar, agir. Todos somos passíveis de erro, mas precisamos conserta-los e enfrentar as crises do Estado”, assegurou.

Na oportunidade, o secretário de Educação anunciou a autorização das obras de reforma de três escolas estaduais no município de Tefé, notícia recebida com alegria por Bessa. “As escolas estaduais Getúlio Vargas, Frei André e Nazira Litaiff serão reformadas pelo governador Wilson Lima. Estou muito feliz em levar essa informação aos estudantes do município. Agradeço o governador por olhar para a educação do interior. Além de Tefé, a equipe técnica da Seduc realizará visitas nos municípios de Alvarães e Uarini”, garantiu.

O parlamentar solicitou ao secretário de Educação e aos membros da Comissão de Educação, a criação de escolas militares nos municípios-polo. “Precisamos pensar na possibilidade de ampliar o número de escolas militares no interior do Estado. Inicialmente, podemos implantar uma em cada município-polo. A força tarefa entre o Governo, as prefeituras municipais e os parlamentares, pode garantir a melhoria do ensino no interior, trazendo benefícios aos municípios, estudantes e aos indicadores de educação do Estado”, concluiu.

Texto: Assessoria do Deputado