Coaching em Gotas

Autorresponsabilidade

Olá!!!

Como é bom poder escrever estas linhas a você! E quero dizer como estou grata por todo o feedback de cada leitor. Sem você o Coaching em Gotas não tem razão de ser ou existir. Eu estou às ordens e todas as sugestões foram acatadas.

Mas, e aí, como foi o carnaval? Descansou? Organizou seu tempo? Caiu na folia? Não importa o que você fez, o que importa agora são os resultados de suas ações neste feriado – Saúde Mental, Ganhos Pessoais, Agenda Programada ou Aquela Ressaca (física ou moral).

Estes resultados têm tudo a ver com o assunto de hoje no qual vou discorrer sobre algo que provoca dor em algumas pessoas, mas muito alívio e satisfação em outras: Autorrresponsabilidade.

Mas, o que é Autorresponsabilidade?

É a certeza absoluta, a crença de que você é o único responsável pela vida que tem levado. Seja ela boa ou ruim, por ação ou omissão, ou ainda, pelo que pensou ou sentiu. Você está aonde se colocou.

Você é seus resultados.

Esta afirmação pode parecer muito dura ou até ter caráter de julgamento, mas peço para não julgar desta forma e preste atenção nas próximas linhas:

A primeira, a crença de que foi você quem se colocou ou, pelo menos se permitiu estar aonde está é muito salutar, pois se você se colocou aí, você foi o condutor do barco da sua vida. Como tal, você obteve resultados e não fracassos. Se você está insatisfeito com seus resultados, é necessário reconhecer que suas escolhas não estão te levando para o caminho que você deseja e, então, redirecioná-las de uma forma autorresponsável.

A segunda coisa que quero escrever a você é, sendo a autorresponsabilidade seus resultados, só você poderá mudar a situação que se encontra. Você é quem está com o leme do barco de sua vida nas suas mãos. Quero te dizer que você não pode controlar o tempo, tempestades ou dias bons virão, mas você guiará seu barco na direção que quiser, na direção certa!

Se você está aonde se colocou, isto significa que é o único que pode sair caso não seja o lugar que gostaria de estar, ou ainda, se está aonde gostaria, agora é avançar para a próxima etapa da sua vida!

Só pra terminar, quando você é autorresponsável, traz para si o controle de sua vida, suas ações e emoções. Isso é extraordinário, porque só você pode mudar aquilo que pode ser mudado e, daqui a algum tempo, poderá expressar em alto e bom som o que o personagem Buzz Lightyear do Filme Toy Story: Ao Infinito e Além!

No próximo encontro falarei sobre as Seis Leis da Autorresponsabilidade. Não perca!

Por hoje é só. Que você tenha sido impactado (a). Até a próxima!

(Adaptado do livro O Poder da Autorresponsabildade de Paulo Vieira.)

Nara Esquivel

Coaching Integral Sistêmico pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico –FEBRACIS

Analista de Perfil Comportamental

Palestrante

Mulher

Mãe

Esposa

e-mail: naranubiaesquivel@gmail.com

Instagram: Nara Esquivel

Linkedin: Nara Esquivel