Mundo Animal

A importância de escovar os dentes do seu bichinho de estimação

As escovação dental nos pets seja cachorro ou felinos é fundamental. Ao se alimentar restos de ração, comida ( que não é correto), e petiscos podem ficar acumulados nos dentes dando origem a proliferação bacteriana e formação de cálculo dental ( tártaros, com odor).

É de suma importância cuidados domésticos para a prevenção de doenças periodontal e manutenção da higiene oral, mas alguns animais necessitam da limpeza feita por um profissional especializado e necessitam passar por avalição para ver como anda a saúde bucal destes.

ESCOVAÇÃO

A escovação é o método mais efetivo para prevenção da placa bacteriana, o qual deve ser feito de modo adaptativo e mtivacional para que os caes e gatos se acostumem e entendam que a escovação é algo bom. Lembrando que quanto mais precoce a escovação dental for introduzida na sua rotina, melhor será a sua saude bucal.

Quanto as escovas pra animais existem vários tipos, com cabo, sem cabo, as que encaixam no dedo, porém o que vai definir a escova certa é o animal. Escolha a que for mais fácil pra fazer a escovação e a que ele se adapte melhor. Sem causar estresse ao animal tem que ser algo que eles gostem.

Então para dar uma ajudinha, o mercado pet criou inúmeras pastas de dentes palatáveis sabor carne, frango, churrasco, morango, entre tantos escolha o que for do agrado deles.

Os gatos não são muito receptivos a escovação. Existem sprays de limpeza bucal para cães e gatos que é o ideal para estes que são mais estressdinhos, auxiliando na remoção das placas e combatendo a proliferação bacteriana.

As escovação possui ação mecânica que gera atrito e remove os resíduos de alimentação.

-Ai, mas eu não tenho condições !

– Não tem problema, pode ser feita com uma gase no dedo (do proprietário, cuidado pra não deixar engolir a gase) e com aquela pastinha de bebê sem flúor (só um pouco, o fluor e tóxico para cães e gatos), fazendo movimentos de escovação (como se fosse você escovando os seus dentes).

O ideal é a escovação dental ser feita no mínimo umas 2 vezes na semana ( ajuda o bichinho e muito! ) para manter a gengiva e os dentes saudáveis.

Existem animais que mesmo escovando os dentes necessitam passar por outro tipo de limpeza odontológica, odor na boca pode não ser somemte tártaro, e sim sinal de outras doenças e o ideal é buscar atendimento de um médico veterinário especializado em odontologia.

One Reply to “A importância de escovar os dentes do seu bichinho de estimação

  1. Conheço as futuras Doutoras da Clinica Prontovet, são atenciosas e muito competentes, precisamos de mais médicos veterinários como essas duas jovens. Essas nasceram para brilhar. Parabéns!!

Comments are closed.