Politica

Assembleia Legislativa constituirá Grupo de Trabalho do Manta-Manaus

O deputado estadual Sinésio Campos (PT), usou na segunda- feira (25), a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), para fazer um breve resumo da viagem realizada semana passada durante 5 dias ao Equador. Sinésio foi verificar in loco as possibilidades de implementação do Eixo Multimodal Manta- Manaus.

Segundo o parlamentar, o projeto pretende viabilizar de forma mais curta o transporte de mercadorias entre a cidade de Manta, no Equador, com a capital amazonense por meio da rota multimodal. O deputado acredita na concretização do projeto e relata que a rota tem como principal objetivo melhorar as relações comerciais dentro da América do Sul, sendo também uma alternativa ao Canal do Paraná para o comércio com Ásia.

No Equador, o deputado participou de reuniões com empresários equatorianos, na companhia do ministros dos Transportes e também de comércio exterior do Equador. Embaixador do Brasil no Equador, João Almino e ministro dos Transportes e Obras do Equador, Jorge Aurélio Hidalgo.  Participou também de uma audiência com  governador de Sucumbios Guido Vargas Ocaña, no Gabinete do Palácio do Governo Autônomo Provincial.

“Não depender apenas da Zona Franca de Manaus, porém sim, encurtam em 25 dias a duração do transporte de mercadorias entre Ásia e o Amazonas é o principal objetivo da rota multimodal Manta-Manaus. É o nosso Amazonas sendo visto no exterior como o único Estado que tem possibilidade de gerar crescimento sócio-econômico não só para Capital, mas também para o Brasil”, disse o deputado.

GT: Manta- Manaus

Um Grupo de Trabalho que pautará sobre as possibilidades de tornar real o projeto Manta- Manaus, será formado na Assembleia Legislativa. Sinésio já tem agendas marcadas com representantes dos órgãos que irão participar do GT como a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) dentre outros. O deputado já anunciou a realização de uma reunião ampliada que vai ocorrer dia 23 e 24 de abril onde será pautado a função de cada órgão em trabalhar na possibilidade de implementação do Eixo Multimodal Manta- Manaus.

Texto e Fotos: Assessoria do Deputado