Coaching em Gotas

Afinal o que é Coaching?

Você já deve ter ouvido algo sobre Coaching. Algum amigo ou amiga, um parente, namorado(a), chefe, colega de trabalho, enfim, alguém que você conhece já falou de Coaching com você ou anda falando sobre mudança de atitude que o está impactando e fazendo-o mudar. Sendo a resposta sim ou não, quero compartilhar com você um pouco sobre o quê significa o Coaching e o quanto ele pode fazer você.

Bom, pra começar, vamos falar um pouco sobre o significado do Coaching: É um processo orientado à uma ação, utilizando a razão e emoção, eliminando impedimentos, que levará a resultados específicos. O foco do Coaching é o objetivo e não o problema.

É necessário e importante saber que o Coaching é fundamentado em método científico, com resultados válidos e mensuráveis e sua aceitação se deu após a década de 70 com a publicação do livro The inner game of tennis (O jogo interior de tênis), escrito pelo treinador profissional de tênis, Timothy Galley e trazido pelo meio empresarial pelo consultor John Whitmore. Este livro foi escrito para atletas e treinadores de tênis, mas foi brilhantemente trazida para as áreas de desempenho e performance humana.

Qual o objetivo do Coaching?

Segundo a Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico –FEBRACIS, os objetivos do Coaching são: construir um estilo de vida abundante; promover a felicidade e o bem-estar do indivíduo, tanto na área pessoal quanto na área profissional; desenvolver as competências pessoais e sociais definidas por Daniel Goleman ( o pai da inteligência emocional); produzir no indivíduo crenças que sustentem e alavanquem seus objetivos e metas e, finalmente, potencializar o indivíduo para seu melhor desempenho.

Portanto, o Coaching é um processo que irá identificar seu estado atual e o levará ao seu estado desejado, eliminando o que o impede de alcançar sua melhor performance pessoal e/ou profissional. Ele não é uma terapia, nem mentoria, não é um treinamento, não é aula, consultoria ou aconselhamento. Se alguém oferecer coaching como uma destas ações desconfie.

Terei a honra de estar me conectando a você leitor nesta página e ainda teremos muito a conversar sobre o Coaching.

Gratidão por esta oportunidade de impactar vidas!

Até a próxima

Nara Esquivel

Coaching Integral Sistêmico pela Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico –FEBRACIS

Analista de Perfil Comportamental

Palestrante

Mãe

Esposa

e-mail: naranubiaesquivel@gmail.com

Instagram: Nara Esquivel

Linkedin: Nara Esquivel

16 Replies to “Afinal o que é Coaching?

  1. Nara é uma profissional de primeira linha: comprometida, desafiadora, focada, simples! Orgulho de tê-la em meu convívio!

  2. Parabéns querida pelo post. Excelente! Esclarecedor para a maioria que não conhece o coaching. Crescer e contribuir! Sucesso!

  3. Excelente iniciativa..através desta coluna vamos receber doses de conhecimento com poder de transformação…eu com certeza não perderei nenhuma. parabéns!

  4. Parabéns Nara…cada palavra muito bem colocada trazendo de forma simples e precisa o processo chamado Coaching com a abordagem “integral sistêmico” da Febracis …. Que sua carreira como Coach e Analista de Perfil Comportamental seja exponencialmente mais brilhante do que como profissional da odontologia…vc nasceu pra brilhar, crescer e frutificar onde quer que esteja plantada!!!

  5. Parabéns Nara, vc é um exemplo de pessoa e profissional. Parabéns pela nova carreira, estarei acompanhando suas postagens. Um abraço.

  6. Nara, é do tipo de pessoa que tem o desafio como palavra de ordem…simplesmente tenho orgulho dessa amiga maravilhosa que tem um potencial sem igual!! #sousuafã

  7. Maravilhosa! Desejo sucesso nessa fase de difusão de mais esse talento profissional.
    Um forte abraço!

Comments are closed.