De mãe para mãe

Organização em cada idade: o que você pode ensinar seu filho a fazer?

Ao longo da vida, eu fui percebendo o quanto ser organizada é importante. Ter uma casa onde tudo está em seu lugar torna o ambiente mais gostoso de se viver, além de poupar um tempo enorme, que você gastaria se não soubesse onde cada coisa está. Depois que virei mãe, então, a organização se tornou ainda mais importante – embora diferente, porque quem tem criança pequena em casa sabe que a dinâmica muda. E tenho tentando passar isso para o Bruno e a Juju, porque sei que será muito benéfico para eles também – tanto para que eles também aprendam a se organizar, como para mostrar que cada integrante da casa precisa fazer sua parte. Acredito que isso torne os filhos muito mais colaborativos.

Mesmo crianças pequenas já podem aprender a se organizar. Elas são capazes de desenvolver o senso de organização, a autonomia e a responsabilidade desde cedo, independente do gênero. Não importa se você tem um menino ou uma menina em casa: você pode ensinar ambos a contribuírem com as tarefas da família.

Quer saber o que seu filho já é capaz de fazer em cada idade? A seguir dou algumas dicas, que você pode colocar em prática aí na sua casa:

O ideal é começar a ensinar seu filho a ser organizado já nas primeiras atividades com brinquedos no chão. O bebê ainda não entende que a bagunça é decorrente de suas brincadeiras, por isso não adianta cobrar, dar bronca ou sair gritando e deixar a criança sozinha. Se você tiver uma reação excessiva, o pequeno pode começar a ter medo de brincar e, com isso, perde a chance de aprender e interagir com outras pessoas e expressar seus sentimentos. Exigir muita arrumação nessa fase deixa a criança confusa, pois ela não compreende o que os pais estão exigindo – podendo levar até a tristeza. Dessa forma, ela entende que organizar é chato e uma atividade solitária, e jamais se animaria para organizar coisa alguma, nem em casa nem na vida. O melhor é entrar na bagunça e fazer junto, de forma lúdica e com paciência.

Acabou a brincadeira? É hora de guardar todos os brinquedos. Até os 2 anos, será necessário que você os coloque dentro do lugar certo (uma caixa, um cesto, sacola, armário). O bebê pode recolher os itens e ir passando para você. Mesmo que ele não faça, só de olhar você fazendo, já vai assimilando o processo e o senso de organização começa a ser criado.

De 2 a 4 anos

Nessa etapa a própria criança pode alcançar o brinquedo e coloca-lo em seu devido lugar. Mas os pais ainda podem orientar e ajudar. Invente músicas – elas são ótimas para ajudar na memorização.

Esse aprendizado permite que a criança desenvolva novas habilidades, além de aumentar sua autoestima (por perceber que é capaz de fazer coisas sozinha). Ainda ajuda a entender melhor a noção de responsabilidade e cuidado com seus pertences (pois, entre outras coisas, ela aprende a valorizar o que tem e não a reclamar do que não tem). Deixe tempo e espaço para a criança brincar, remexer e descobrir tudo. E então só depois arrumar, para recomeçar no dia seguinte.