Politica

Therezinha Ruiz enfatiza a necessidade do diagnostico do câncer infantil

No Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância, 15 de fevereiro, a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), chama a atenção das autoridades para a necessidade de fortalecimento da política de atenção à saúde infantil, inclusive com campanhas de conscientização das famílias, para o combate à doença. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indicam que todos os anos cerca de 11 mil crianças e jovens, entre 1 e 19 anos, são diagnosticadas com câncer, no Brasil.

“Esta é uma data para refletirmos sobre a necessidade de melhorias no atendimento às crianças na rede pública de Saúde e para que os pais fiquem sempre atentos, caso os seus filhos apresentem os sinais da doença, para que o diagnóstico seja feito precocemente”, alerta a deputada Therezinha Ruiz.

De acordo com o Inca, o câncer, nos diversos tipos de manifestação, já é a primeira causa de morte entre crianças e jovens, sendo que a leucemia é a principal delas, afetando os glóbulos brancos de crianças e adolescentes. Tumores que atacam o sistema linfático, também tem alta taxa de incidência.

Cerca de 70% dos pacientes diagnosticados precocemente conseguem a cura. Por isso, é necessário que os exames e o tratamento sejam feitos na fase inicial da doença.

Fique atento

Perda de apetite e de peso, manchas roxas na pele, caroços que aparecem no pescoço, axilas e virilha, palidez e cansaço constante, além de dores nos ossos e articulações, podem ser sintomas de câncer. É necessário procurar imediatamente um pediatra para investigar o caso.

Texto: Assessoria da Deputada