Mundo Animal

Castração é um ato de amor

Existem inúmeras dúvidas a respeito de castração, muitas pessoas ainda acham ela uma vilã ou um bicho de sete cabeças. O que muitas pessoas não sabem que ela é a solução de muitos problemas que ao decorrer da vida do animal poderia ter sido evitado com um simples ato de amor.

Porque castrar? Pra que? Quando castrar?

A castração nada mais é que a retirada das gônadas sexuais nas fêmeas ( ovários, trompas e útero) e nos machos ( testículos). A técnica cirúrgica é bem simples e segura quando feita por um médico veterinário, onde a recuperação do animal leva cerca de dez dias em média.

A castração evita primeiramente em fêmeas prenhes indesejáveis, doenças hormonais como pseudociese, piometras e câncer de mama ou de útero. Nos machos evita aquela famosa marcação de território que muitos tutores reclamam, lembrando que isso só diminui se o machinho for castrado quando filhote de preferência antes de um ano. Pode se evitar tumores de próstata e hiperplasia escrotal,além de crias indesejadas.

A castração pode ser feita a partir de seis meses tanto em machos como em fêmeas, porém isso varia de cada veterinário que juntamente com o tutor devem decidir o momento ideal para castrar.

Se você ama seu pet castre, quem não quer ter seu amiguinho por muito tempo. Castração garante longevidade e bem estar para o seu pet quando jovem e idoso. Para mais informações busque atendimento veterinário.

Texto: Barbara e Bruna Viana ( Acadêmicas de Veterinária )