Saúde

Tipos de corrida: modalidades diferentes para cada perfil

O corpo humano foi feito para se movimentar, isso é fato. E um dos esportes mais simples do mundo é a corrida, pois basta um tênis no pé e força de vontade para praticar. No entanto, assim como muitos outros esportes, a corrida também se divide em algumas modalidades, tipos de corrida por assim dizer, como a Corrida de Pista, a Corrida de Rua, a Corrida Cross Country, a Corrida de Montanha e a Corrida Trail.

Para saber mais sobre os tipos de corrida e cuidados necessários para praticá-la de maneira confortável e segura, conversamos com o diretor da Naventura Outdoor Experiences, Kleber Ricardo Pacheco.

Quais são os tipos de corrida

Corrida de Pista

A competição de atletismo mais tradicional que existe é a corrida de pista. Essa modalidade envolve várias provas, como a corridas de pista ovais, as corridas de meio fundo, as corridas de fundo e as corridas com obstáculos.

  • Corrida de Pistas Ovais – O atleta corre em uma faixa que pode ser de 100, 200 ou 400 metros.
  • Corridas de Meio Fundo – Com distâncias de 800 e 1.500 metros, onde os atletas não precisam ficar na sua respectiva raia.
  • Corridas de Fundo – São realizadas dentro da pista, com distâncias de 5 e 10 mil metros.
  • Corridas com Obstáculos/Barreiras – As provas acontecem dentro de estádios, com barreiras que o atleta deve saltar. Ela é divida em quatro modalidades: 100 metros feminino, 110 metros masculino, 400 metros masculino e feminino, e 3 mil metros feminino e masculino.

Corrida de Rua

Esse tipo de corrida é realizado nas vias urbanas pavimentadas e planas. É a modalidade mais popular no Brasil e um dos tipos de corrida mais praticados no mundo, segundo Kleber. As distâncias mais comuns são 5km, 10km, 21km e 42km. As de 42km, distância clássica do atletismo, são as chamadas maratonas.

“As corridas de rua podem ser frequentadas por todos os públicos, desde iniciantes até os atletas profissionais. Para quem está iniciando nessa prática, as corridas de 5km são as mais indicadas”, comenta.

Corrida Cross Country

Os percursos são feitos em gramados, podendo ou não ter obstáculos naturais. Nas competições oficiais, as distâncias são de 12 km na categoria adulto masculino, 8km nas categorias adulto feminino e juvenil masculino, 6km na categoria juvenil feminino e 4km nas categorias adulto masculino e feminino prova curta. As corridas cross country geralmente são pouco praticadas pelo público, mas são muito indicadas para os treinos de fortalecimento.

Corrida em Montanha

O que caracteriza a corrida de montanha é o percurso, cheio de subidas e descidas, com ou sem obstáculos naturais. Para ser considerado corrida de montanha, o percurso deve ter um mínimo de altimetria acumulada, que é a soma de subidas e descidas, tendo como base o nível do mar, variando de acordo com a distância.

De acordo com Kleber, no Brasil, as distâncias oficiais são 12km na categoria adulto masculino, 8km na categoria adulto feminino e juvenil masculino e 4km na categoria juvenil feminino. Devido ao grau de dificuldade desse tipo de corrida, ela é mais indicada para atletas experientes e com bom preparo físico.

Corrida Trail

É caracterizada pelo intenso contato com a natureza, pois acontece em trilhas, bosques, florestas e praias, com obstáculos naturais, como travessias de rios. As distâncias variam entre 5km e 100km e podem ser praticadas por todos os públicos.

“A dica para quem pretende fazer uma prova trail é realizar alguns treinos específicos para desenvolver propriocepção, que é a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo permitindo principalmente o equilíbrio postural”, aconselha o diretor da Naventura.